quarta-feira, 30 de maio de 2012

A força da lei


Olá pessoal, desculpem minha ausência, estive doente nessas ultimas semanas.

Como vocês já viram, aqueles que estudam as ciências jurídicas têm que conhecer bem significado histórico dos seus símbolos,
um grande símbolo do Direito é a espada.

Empunhada pelas deusas do Direito significa a força da lei, que impera sobre todos.

Do que adiantariam as Leis se o estado não tivesse poder suficiente para fazer com que elas sejam respeitadas por todos?

Pois é, nada!

A espada junto à balança significa a utilização da força da lei de forma imparcial e proporcional, na medida ofensa cometida.
Postado por Edson Dias de Oliveira

terça-feira, 22 de maio de 2012


Boa noite, pessoal! Tudo bem? Voltei.

Hoje vou falar sobre a Toga! A toga é um vestuário característico da Roma Antiga e significa cobrir, vestir.  Na Roma antiga, a toga servia tanto para homens quanto para mulheres contanto, podia ser utilizada apenas pelos “romanos”, sendo proibida para escravos e subordinados, pois não eram considerados cidadãos!













O uso da toga perante os tribunais romanos, tinha o objetivo de impor respeito pela profissão, lembrando que foi com os romanos que a advocacia tornou-se uma profissão organizada.

Segundo alguns autores, a toga é considerada um símbolo de autoridade, um objeto que impõe respeito.

Postado por Thamires Cavalcanti



Olá pessoal!

Hoje vou postar outro símbolo muito importante e tradicional que vocês vão achar bem interessante. Ja viram a a balança representando a área jurídica?Sabe o que ela significa?






EQUILÍBRIO, BOM SENSO,PONDERAÇÃO, IGUALDADE DAS DECISÕES APLICADAS PELA LEI.









O que deve ser memorizado como mais importante desse símbolo  é sua aplicação.
Quem opera o Direito deve ter dicernimento para avaliar as provas apresentadas!
Gostaram?

Até mais...


Postado por Patrícia Emanuelli

sábado, 19 de maio de 2012


Pessoal, como promessa é dívida, estou aqui novamente! Vamos falar agora sobre a deusa de olhos abertos. Diferentemente da deusa romana  Iustitia, sua correspondente grega, é a deusa Diké, que simboliza a justiça e os julgamentos, porém, seus olhos estão abertos!
Por que?
Seus olhos ficam abertos para que nenhum pormenor relevante para a aplicação da lei seja desconsiderado, avaliando desta forma, o julgamento de todos os ângulos.
Olha ela ai!



Prestem atenção nos objetos que ela segura... Nos proximos posts, falaremos sobre eles!
Fico por aqui.















Até  mais!

Postado por Patricia Emanuelli

terça-feira, 15 de maio de 2012


Oi, pessoal! Tudo bem? 
Hoje vou falar um pouco sobre um dos símbolos do qual, particularmente, eu gosto bastante!
O martelo! Bem, não sei vocês, mas conheço bastante gente (inclusive eu) que já pegou um martelinho qualquer e bateu na mesa pra gritar "ORDEM NO TRIBUNAL!!!"


Brincadeiras a parte, o martelo, que também é chamado de malhete, tem algumas historias de origem bastante interessantes: 
O malhete, é o instrumento usado pelo deus Hefesto, que além de ser considerado a divindade do fogo, era o ferreiro divino!










"Sobre os antigos monumentos era esse deus representado pela figura de um operário musculoso, barbado, com a cabeleira pouco tratada, envolto numa ligeira túnica que não lhe chegava senão aos joelhos, trazendo na cabeça um barrete redondo e pontudo e tendo às mãos um martelo e uma tenaz. Se bem que, segundo a lenda, fosse coxo, os artistas suprimiam esse defeito. O mostravam apenas sensível: assim é ele representado de pé sem nenhuma deformidade aparente. Algumas vezes se lhe põe junto um leão, cujo rugido invoca o ronco surdo dos vulcões.
Os sacrifícios que se ofereciam a Hefestos eram principalmente holocaustos: a vítima toda inteira era consumida pelo fogo.Suas festas se realizavam no mês de Agosto, no momento da canícula (no hemisfério norte é verão)"






Em outra visão mais (agora mais lógica e histórica) antigamente, os judeus e cristãos, em suas reuniões, utilizavam o cajado para produzir barulho e chamar a atenção da assembléia. Com o tempo e com o avanço da tecnologia (UFA! Já pensou, usar um cajado no tribunal?) utilizam o martelo, que também é um bom produtor de ruidosos sons. 





Interessante, né? Eu adorei! Bom, vou pesquisar mais sobre outros símbolos e depois coloco aqui pra vocês!









Postado por Thamires Cavalcanti

Boa noite, pessoal! Tudo bem? Hoje nós vamos falar sobre um  dos símbolos mais conhecidos do direito: A Deusa dos olhos vendados.

A deusa romana retratada é a Iustitia, que significa a “Justiça feita de forma igual para todos” Um fato curioso, é que diferentemente de sua correspondente (deusa de olhos abertos – que comentarei em outra oportunidade) seus olhos ficam vendados significando a imparcialidade na aplicação da Justiça.  


E ai? Vocês acham que a Justiça imparcial faz parte da nossa realidade?


                       

Carolina Dieckmann teve seu crime virtual resolvido em aproximadamente 10 dias. (http://www.sidneyrezende.com/noticia/171012+carolina+dieckmann+sobre+fotos+nua+e+uma+sensacao+de+faca+no+peito )




Toninho do PT, ex-prefeito de Campinas, assassinado em 2001. Crime sem solução.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_da_Costa_Santos)











Postado por Patrícia Emanuelli.

sábado, 12 de maio de 2012

Símbolos e tradição.


Olhar para o passado em busca de uma imagem do futuro, esta é uma característica latente do Direito que busca na tradição instrumento para não cometer os erros praticados no decorrer da história.
Para aqueles que estão ligados ao ramo do Direito, o correto entendimento do significado dos seus símbolos é imprescindível, assim como o conhecimento e a correta interpretação de suas tradições, e princípios fundamentais.
Neste blog apresentaremos alguns dos símbolos do direito, suas origens, seus significados.
Postado por Edson Dias de Oliveira