terça-feira, 15 de maio de 2012


Oi, pessoal! Tudo bem? 
Hoje vou falar um pouco sobre um dos símbolos do qual, particularmente, eu gosto bastante!
O martelo! Bem, não sei vocês, mas conheço bastante gente (inclusive eu) que já pegou um martelinho qualquer e bateu na mesa pra gritar "ORDEM NO TRIBUNAL!!!"


Brincadeiras a parte, o martelo, que também é chamado de malhete, tem algumas historias de origem bastante interessantes: 
O malhete, é o instrumento usado pelo deus Hefesto, que além de ser considerado a divindade do fogo, era o ferreiro divino!










"Sobre os antigos monumentos era esse deus representado pela figura de um operário musculoso, barbado, com a cabeleira pouco tratada, envolto numa ligeira túnica que não lhe chegava senão aos joelhos, trazendo na cabeça um barrete redondo e pontudo e tendo às mãos um martelo e uma tenaz. Se bem que, segundo a lenda, fosse coxo, os artistas suprimiam esse defeito. O mostravam apenas sensível: assim é ele representado de pé sem nenhuma deformidade aparente. Algumas vezes se lhe põe junto um leão, cujo rugido invoca o ronco surdo dos vulcões.
Os sacrifícios que se ofereciam a Hefestos eram principalmente holocaustos: a vítima toda inteira era consumida pelo fogo.Suas festas se realizavam no mês de Agosto, no momento da canícula (no hemisfério norte é verão)"






Em outra visão mais (agora mais lógica e histórica) antigamente, os judeus e cristãos, em suas reuniões, utilizavam o cajado para produzir barulho e chamar a atenção da assembléia. Com o tempo e com o avanço da tecnologia (UFA! Já pensou, usar um cajado no tribunal?) utilizam o martelo, que também é um bom produtor de ruidosos sons. 





Interessante, né? Eu adorei! Bom, vou pesquisar mais sobre outros símbolos e depois coloco aqui pra vocês!









Postado por Thamires Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário